Sobre o Aquecimento Global

Nos últimos cento e cinquenta anos vêm ocorrendo um aumento da temperatura média da Terra, também chamado de aquecimento global.  

O Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas (IPCC), estabelecido pelas Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial em 1988, em seu último relatório diz que a maioria do aquecimento observado durante os últimos 50 anos se deve muito ao aumento do efeito estufa,devido a atividades humanas (por exemplo, maior uso de águas subterrâneas e de solo para a agricultura industrial, maior consumo energético e poluição). 

  

 

 

 

 

 

O efeito estufa pode ser compreendido como o aquecimento da terra causado pela concentração de gás carbônico na atmosfera, provocada pela queima de combustíveis fósseis levando à ocorrência de secas, enchentes, desertificação e subida dos níveis dos mares.

 

 

 

 

 

 

 

 

Consequências na natureza:

O aumento da temperatura global permite que um ecossistema mude; algumas espécies podem ser forçadas a sair dos seus habitats, com possibilidade de extinção devido a mudanças nas condições, enquanto outras podem espalhar-se, invadindo outros ecossistemas.

 

 

 

 

Diferentes visões sobre o aquecimento global:

Título: Presidente tcheco diz que aquecimento global não é ameaça http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/10/19/presidente-tcheco-diz-que-aquecimento-global-nao-ameaca-922825310.asp

Fonte: Jornal O Globo, 19/10/10

Na reportagem é evidente o posicionamento do presidente theco Vaclav Klaus, que afirma sequer existir de fato um aquecimento global. Tal posicionamento choca-se com a opinião pública, que defende a criação de um tratado obrigando os países a adotarem providências com relação ao aquecimento do planeta, levando-se em conta o fracasso da conferência climática de Copenhague, em 2009.